Proinfo Projetos

Atividade 1.4: Roteiro de projeto já desenvolvido

1- Nome da cursista: Marcia Ianke Zens
2- Identificação do local: Centro de Educação Infantil Ninho Sorriso, pré I, 16 alunos, áreas do conhecimento: língua portuguesa, ciências, artes e matemática.
3- Título do projeto: A utilidade dos animais
4- Características do projeto: O projeto foi interdisciplinar porque utilizou os conteúdos: 
     - diferenes animais: vaca, porco, galinha, carneiro, abelha, cavalo;
     - cobrtura do corpo: lã, pena, pelo;
     - linguagem oral: a fala e a música;
     - dramatização, pintura e colagem;
     - quantidade de patas de cada animal;
     - a utilidade de cada animal: meio de transporte, alimentação (carne, leite e derivados, ovo,mel), vestuário (lã e couro).
5- Descrição geral: Este projeto foi desenvolvido a partir da curiosidade dos alunos sobre os cavalos que passavam puxando uma carroça todos os dias no mesmo horário em frente à escola.
6- Tecnologias utilizadas: na época foram rádio com cd de musiquinhas de animais e computador com cd de historinha de animais.
7- Comentários: O desenvolvimento do projeto foi bem proveitoso pois despertou a curiosidade dos alunos que descobriram que os animais são úteis para o ser humano porque fornecem alimento, transporte e vestuário. O encerramento do projeto foi a apresentação dos alunos falando sobre o que aprenderam, cantando e dramatizando cada animal em uma feira de ciências.  



Projeto desenvolvido em 2014 para o curso "ELABORAÇÃO DE PROJETOS".

Nome da cursista: Marcia Ianke Zens 

Identificação do local: Escola Municipal da Vila do Rosário; 1º ano A e B; 51 alunos; áreas do conhecimento - língua portuguesa, matemática, história/geografia, artes. 

Título: Pesquisando sobre Minhocas






Característica: Interdisciplinar utilizando os conteúdos:

*seres vivos e não-vivos, ciências; 




*moradia da minhoca e dos seres humanos= geografia/história;



*paródia da música da serpente= língua portuguesa; 


Essa é a história da minhoca
que saiu da terra
para procurar
um pedaço do seu rabo.
Ei, você também
faz parte do meu rabão.

Circular na letra da música a palavra minhoca.
Dramatizar a música cantando e chamando os alunos um a um pelo nome para fazer uma fila que vem a ser o rabo da minhoca.

*dramatização da música da minhoca e corrida das minhocas= movimento;




*desenhos para colorir, fazer colagem, montar quebra-cabeças= artes; 




*quantidade, tamanho(maior/menor)= matemática; 





Medir as minhocas coletadas no pátio da escola para comparar seus tamanhos.


Descrição geral: Projeto desenvolvido paralelamente ao trabalho de alfabetização, o qual estudou-se a letra M e sua família silábica em conjunto com palavras e pequenos textos.

Tecnologias a serem utilizadas: computador, pen drive, internet, multimídia, dvd, televisão. 



Ir até a sala de tv para assistir no multimídia um vídeo que contém várias curiosidades sobre as minhocas: "MINHOCAS E COMPANHIA"
http://www.youtube.com/watch?v=xROqqQQwIM8











Para encerrar os trabalhos com a letra M e o projeto PESQUISANDO SOBRE MINHOCAS voltamos à sala de tv para assistir em dvd, um desenho animado em que aparece uma minhoquinha de estimação. Só para descontrair.


Esse projeto foi interessante por se tratar de um animal que as crianças sempre veem, mas que raramente alguém fala sobre ele.
Os alunos aprenderam que as minhocas são seres vivos, terrestres, que decompõe matéria orgânica fertilizando a terra e formando túneis para entrada de ar na mesma. Que esses animais não têm ossos, que produzem um muco para se locomover e também têm cerdas em seu corpo para auxiliar na locomoção.
Ficaram impressionados quando souberam que esses bichos têm boca na parte dianteira do corpo, mas não têm uma cara definida como os demais animais. "Mas e os olhos dela, Professora?!!" Aí uma nova dúvida, mais uma pouco de pesquisa.
É muito bom quando os alunos se interessam e gostam daquilo que trazemos para eles!





Atividade 2.5: Imagem que representa se, como educadora, estou pronta para a cultura digital.
Essa foto representa a minha boa vontade em querer aprender a lidar e inserir os alunos nas tecnologias, mas infelismente não é nada fácil para uma pessoa que não nasceu com esse tipo de dom, com esse tipo de saber. As tentativas foram várias, porém, grande maioria, um fracasso. 


Atividade 3.1 Mapa conceitual - postado na plataforma do Proinfo


Nenhum comentário:

Postar um comentário